Reabilitação Oral
Prótese dentária e mau hálito: mitos e verdades que esclarecem o problema
O mau hálito atinge quase 40% da população brasileira e, ao contrário do que se imagina, o estômago é a causa menos frequente – menos de 10% dos casos tem origem gástrica. E, para complicar ainda mais, os portadores de próteses dentárias tem ainda mais chances de apresentar a halitose.
O mau hálito, odor desagradável e persistente que sai da boca ao falar, traz muito constrangimento. Raramente é percebido por quem tem a condição, a halitose, nome correto para a disfunção, pode levar a perda da autoestima e trazer insegurança nos contatos sociais e de trabalho.
Muito já foi falado sobre a prótese dentária como causa para o mau hálito. É necessário ressaltar as informações essenciais sobre esta disfunção e conhecer alguns mitos e verdades sobre esse problema tão comum e tão devastador emocionalmente para quem sofre com a situação.
A prótese dentária pode, sim, ser a causa para o mau hálito. Conheça 7 mitos e verdades que vão te ajudar a esclarecer as causas e o tratamento da halitose, problema mais comum do que se imagina e que pode estar associada à falta de adaptação da coroa em porcelana, às dentaduras bem como aos implantes dentários.
1. Alergia ao metal de próteses dentária pode ser a causa para o mau hálito. (verdade).
A coroa dentária em porcelana sobre metal, provoca inflamações gengivais cujos sinais e sintomas mais comuns são o sangramento gengivais e o inchaço que podem causar a retração das gengivas.
Duas infecções gengivais causadas pela higiene oral deficiente, a periodontite e a gengivite, causam inchaço das gengivas decorrente da alergia ao metal de próteses dentárias e facilita o acúmulo de placa bacteriana bem como o aparecimento da halitose – os fluidos gengivais inflamatórios que são continuamente secretados na cavidade oral podem, também, ser a fonte do mau odor ao falar.
2. Toda prótese dentária removível, como dentaduras e ponte móvel, causa mau hálito. (mito)
A ideia de que o acrílico, material utilizado na confecção das dentaduras e roths provoca a halitose não é verdade. O problema, na verdade, é quando a prótese é confeccionada de forma inadequada, ficando frestas ou poros, que acumulam restos alimentares, ficando difícil a higienização. Podem surgir fungos, que podem causar infecções fúngicas como a candidíase oral, associando, mais uma vez o odor desagradável notado ao falar.
O cirurgião dentista deve ter um laboratório de prótese para confiar a confecção da prótese com qualidade. Protético e dentista devem trabalhar em acordo, os dois fazendo o trabalho perfeito.
3. Prótese dentária em porcelana traz riscos menores à halitose. (verdade)
Atualmente, as próteses dentárias fixas de até 3 ou 4 dentes instaladas sobre dentes naturais ou implantes dentários são confeccionadas em porcelanas. A porcelana é mais lisa e polida, sendo mais fácil a higienização.
4. Somente próteses dentárias antigas podem causar o mau hálito. (mito)
Prótese dentária novas, mesmo os tipos mais modernos que utilizam a zircônia ou mesmo as em porcelana pura podem causar a halitose. E por trás disto, pode também ter falha na adaptação da prótese ao dente, ou as próteses pode estar mal encaixada nos componentes dos implantes, o que pode acumular placa e desenvolver cálculo dental, associadas a higienização deficiente, desencadeando as periimplantites.
5. Higiene oral deficiente é a causa mais comum para o mau hálito junto à prótese dentária. (verdade)
A escovação da boca e limpeza deficiente da prótese dentária ainda é a principal causa para a o mau hálito.
O usuário de dentadura não se abstém da escovação, ou seja, quem usa dentaduras ainda tem que fazer higienização da boca e gengivas, você já reparou como nossa língua acumula restos alimentares? Daí a importância de se escovar a língua!
6. O tratamento do mau hálito por prótese dentária exige trocar o dispositivo protético. (mito)
7. Prótese sobre implante dentário tem mais chances de causar o mau hálito. (mito)
As próteses dentárias quando confeccionadas de forma correta sobre implantes dentários não causam mau hálito. Mas para isto, é preciso que ela esteja bem adaptada, que seu formato seja o mais próximo possível ao dente natural e que as gengivas em contato com o dispositivo protético possuam arquitetura anatômica estética e funcional fáceis de limpar e com baixo risco para acúmulo de alimentos e placa bacteriana.
Prótese protocolo: o que é, como é o tratamento e quem pode fazer
O que é a prótese protocolo?
Quais as vantagens e desvantagens da prótese protocolo?
Vantagens
- Não machuca as gengivas aos mastigar;
- Resultados estéticos marcantes;
- Não solta ao falar ou mastigar;
- Durabilidade elevada.
Desvantagens
- Requer cirurgia para instalar os implantes dentários;
-
Tempo de tratamento pode durar até 6 meses
(quando é realizado enxerto de osso); - Preço mais elevado do tratamento.
Endereço
Avenida Rio Branco, 2370/627
Edifício Solar do Rio Branco
Juiz de Fora-MG
Responsável Técnico
Drª Cristiane Malta Pires Vilela Damasceno
CRO MG 37.901
Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta de 8-18h
Sábado de 8-13h