Estética Dental

Tratamento restaurador com porcelanas ou resinas.

Agende sua
consulta por:

Tratamento restaurador com porcelanas ou resinas

Recuperar um dente com resina ou porcelana. E agora?

De um lado o dentista e de outro o paciente: um quer saber qual material que o outro prefere. A dúvida é bastante comum no consultório odontológico, o dentista espera uma resposta rápida do paciente para que escolha entre técnicas e materiais sobre os quais nunca ouviu falar, e a resposta não sai.

Quem já passou por isto sabe que, quase sempre, as poucas informações recebidas mais confundem que esclarecem. Mas as coisas podem ficar ainda piores quando as decisões exigem conhecimento de detalhes que só o dentista parece conhecer.

A seleção entre a restauração em resina ou porcelana é um destes momentos. São restaurações utilizadas para recuperar dentes fraturados, cariados ou que necessitam substituir a restauração dentária já presente (muitas vezes escurecida, por exemplo).

O conhecimento básico das indicações, prós e contras de cada uma delas somente o dentista saberá passar ao paciente. Apesar disto, é possível, sim, conhecer um pouco mais sobre esta escolha que, tomada de forma equivocada, pode ser motivo para frustrações com os resultados estéticos e até mesmo perdas dentárias.

Restauração em Resina

A restauração dentária em resina é um dos mais versáteis procedimentos em odontologia. Realizada em uma única consulta, conta com uma variada gama de materiais disponíveis para reproduzir fielmente as cores, transparências e opalescências presentes em dentes naturais. Conheça seus prós e contras:

Prós

Contras

Lente em porcelana: os prós e contras

A lente é uma prótese utilizada para recuperar um único dente. Também conhecida como faceta, ela recobre uma parte da superfície do dente, chegando até às bordas das gengivas. Conheça seus prós e contras:

Prós

Contras

Como escolher entre restauração em resina ou lente em porcelana?

Um jeito simples para acertar nesta escolha é certificar-se de que a restauração em resina, que será realizada, oferece durabilidade e resistência a desgastes por, no mínimo, 3 anos. Quando não é possível garantir estes resultados nesse tempo, a lente em porcelana é o tratamento ideal.

Os problemas que decorrem do uso da restauração em resina quando a durabilidade e a resistência são duvidosas vão desde a alteração na posição dos dentes devido aos desgastes das resinas até os riscos para fraturas das partes remanescentes da estrutura dentária que, dependendo da extensão, podem levar à perda do dente. Este é o caso, por exemplo, das fraturas de restaurações que também levam consigo paredes dentárias inteiras – uma situação bastante comum.

Também existem situações em que tanto a restauração dentária em resina quanto lente de porcelana estão corretamente indicadas. Nestes casos, questões como tempo de vida, resultados estéticos e preço dos procedimentos podem ser os fatores que mais importam na seleção. O mais importante é basear as decisões em questões de durabilidade e riscos contra perdas dentárias, evitando que os custos dos procedimentos odontológicos decidam pelo tratamento.

Material utilizado na restauração em resina não é tudo igual.

A resina composta, nome correto do material utilizado na restauração dentária, é um polímero resinoso que varia de composição conforme a indicação, a necessidade estética e a disponibilidade financeira do paciente em tratamento. Para ter uma ideia, um mesmo fabricante pode disponibilizar versões diferentes de uma mesma marca de resina cujas variações trazem resultados estéticos e de resistência ao desgaste e amarelamento diferentes. 

Existem casos em que as variações na composição da resina composta comercializadas por um mesmo fabricante são tão grandes que a diferença de preço entre elas pode chegar a 500%. É fácil entender, portanto, porque algumas restaurações mantêm-se intactas e sem manchas por muito mais tempo enquanto outras perdem rapidamente a forma, cor e brilho originais.

Atualmente, versões que incorporam cerâmica (porcelana) à resina composta possibilitam resultados estéticos tão marcantes que, em diversas situações, podem substituir faceta dentária laminada, nas técnicas com faceta de porcelana e lente de contato dental, nas transformações do sorriso. Além de mais bonitas e resistentes a desgastes, diminuem os riscos para fraturas frequentes e desgastes que costumam resultar em movimentações dentárias.

As resinas dentárias em versões mais simples (preço mais baixo), menos resistentes aos desgastes e com resultados estéticos limitados, devem ser utilizadas apenas em pequenas cavidades e reparos. Quando utilizadas para grandes reconstruções, trazem uma maior incidência de fraturas de partes do dente restaurado e movimentações dentárias indevidas.

Endereço

Avenida Rio Branco, 2370/627
Edifício Solar do Rio Branco
Juiz de Fora-MG

Logotipo solar Odontologia Branco

Responsável Técnico

Drª Cristiane Malta Pires Vilela Damasceno
CRO MG 37.901

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta de 8-18h
Sábado de 8-13h