Ortodontia
Aparelhos ortodônticos estéticos.
Como escolher?
A busca pela estética cresce a cada dia. E neste contexto, a preocupação com a harmonia do sorriso faz as pessoas procurarem cada vez mais os consultórios odontológicos. Em muitos destes casos, a solução para o problema é a instalação de aparelhos ortodônticos (aparelhos dentais).
O tratamento com aparelhos ortodônticos deve ser iniciado o mais cedo possível, pois a infância é o período em que ocorre o desenvolvimento dos ossos e da oclusão dentária (“encaixe” correto dos dentes), fazendo com que os resultados sejam alcançados mais rapidamente e evitando assim problemas posteriores. No entanto, mesmo que o tratamento não tenha sido realizado precocemente, ainda é possível que seja feito na vida adulta.
Qual é a principal função do aparelho ortodôntico?
Apesar do tratamento ortodôntico estar relacionado a estética, é essencial destacar que a sua principal função é restabelecer a oclusão dentária e alinhamento dental, fundamentais para uma mastigação efetiva, evitando problemas de respiração, deglutição, fala e da articulação temporomandibular (ATM) bem como dores de cabeça.
A aparência do chamado “sorriso metálico”, muitas vezes, causava incômodo nas pessoas durante o tratamento. Nesse contexto, a Odontologia evoluiu e o que temos visto é uma mudança no que se refere aos bráquetes metálicos utilizados no tratamento ortodôntico.
Hoje é possível encontrar alternativas aos aparelhos metálicos, os chamados aparelhos estéticos. Estes tipos de aparelhos são confeccionados com diferentes materiais, igualmente eficazes no tratamento. A seguir serão citados de maneira simplificada alguns desses tipos de aparelhos.
Conheça alguns tipos de aparelhos ortodônticos estéticos
Dentre os aparelhos fixos, existem os fabricados com policarbonato, cerâmica e safira, que apresentam cor muito semelhante à dos dentes, promovendo uma aparência agradável.
Além destes, existe o aparelho fixo autoligado. O diferencial, nesse caso, é que não é necessário o uso das borrachinhas para prender o fio aos bráquetes.
Mais recentemente, o uso de aparelhos fixos linguais também passou a ser muito utilizado. Nestas situações, como o próprio nome já diz, os barquetes são colados por trás dos dentes (lado da língua) e não aparecem ao conversar ou sorrir.
Além dos aparelhos fixos estéticos, também existem as
alternativas removíveis. Você já deve ter ouvido falar dos aparelhos
“invisíveis” como o sistema Invisalign ® e Essix® Clear Aligner, que estão
muito em alta na mídia.
Esta técnica envolve alta tecnologia de escaneamento bucal
na produção sob medida de uma série de alinhadores (placas), feitos com
material a base de acetato e transparente e que vão sendo trocados no decorrer
do tratamento.
Além de transparentes, as placas são removíveis, permitindo que sejam retiradas para comer e fazer a higiene bucal. É uma técnica que apresenta um custo mais elevado em relação as demais e que exige grande colaboração do usuário.
Como você pôde observar, existem diversas alternativas para você “alinhar” seu sorriso, sem precisar fazer o uso de aparelhos metálicos. Entretanto, somente o ortodontista, após estudo de toda a documentação ortodôntica, poderá determinar se é possível utilizar um aparelho estético e qual a melhor técnica a ser utilizada em cada caso, de acordo com as indicações específicas.
Endereço
Avenida Rio Branco, 2370/627
Edifício Solar do Rio Branco
Juiz de Fora-MG
Responsável Técnico
Drª Cristiane Malta Pires Vilela Damasceno
CRO MG 37.901
Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta de 8-18h
Sábado de 8-13h